Agir em favor de si mesmo, nem sempre é egoísmo

- inspiracao - por Brenda Andrade Agir em favor de si mesmo, nem sempre é egoísmoFoto: Unsplash/@desnorteeu

Já ouvi diversas vezes sobre o tal egoísmo.

De fato tem uma conotação ruim. Segundo a definição do Google, egoísmo é o “exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo; orgulho, presunção.”

Bom, senta aqui que quero te mostrar um pouco mais da minha perspectiva quanto à isso.

Penso que agir em favor de si mesmo, nem sempre é egoísmo. Desde de pequenos somos ensinados a pensar nos outros e que devemos sempre analisar nossos comportamentos para que a gente não cresça egoísta e insensível.

Já vi, e acredito que você também, casos de pessoas tão egoístas ao ponto de menosprezar o amigo para buscar a satisfação das próprias necessidades e desejos. Sabe aquela pessoa que quando você conta algo, ela apenas faz comentários usando experiências dela mesma? Eu sei. É desagradável.

E esse comportamento, lamentavelmente, acaba dificultando também a leitura de textos escritos. Se o que interessa é tão somente o próprio ponto de vista, como conseguir ler uma posição diferente e pensar sobre aquilo? Em geral, as pessoas leem só o superficial, sem se aprofundar no que está implícito, porque querem estar certas, ser donas da razão, sendo assim, nada do que as contrariam é levado em conta.

Mas deixa eu te contar um segredo, não necessariamente essa pessoa é ruim, às vezes a vida inteira dela foi girando em torno de si e desprezando os outros. Mas se chegarmos com jeitinho e falar com ela o que não te agrada, ela pode mudar. Às vezes ela só precisa de alguém que tenha a sinceridade de lhe dizer algo que todos pensam, mas não tiveram coragem para falar. Um empurrão.

Jamais podemos nos culpar, achando que estamos sendo egoístas ao se afastar de pessoas que nada nos retorna, ao evitar o parente que nem telefona, ao falar verdades que machucam a quem merecer ou recusar o convite de quem não desperta o nosso coração. Nesses casos, estaremos tão somente privilegiando a pessoa mais essencial em nossas vidas, isto é, ninguém mais do que nós mesmos.

A vida não dá lugar para pessoas que não sabem aceitar o fato de que tudo pode mudar em questão de segundos.

Egoísmo é sim ruim, mas nem sempre.

Acho que cheguei a conclusão que estamos falando mais de individualidade do que egoísmo. Precisamos ser francos e confessar que sua individualidade pode estar no momento em que você se sente plena ao lado de vários amigos e/ou até mesmo sozinha. De qualquer forma, estaremos pensando um pouco mais na gente sem ferir o coleguinha. ❤️

Share

Faça parte da nossa lista de e-mails!
Receba novidades, descontos e muito mais.

Comentários