Uma vida minimalista

- inspiracao - por Brenda Andrade Uma vida minimalistaFoto: Unsplash/@dylu

Uma parte do minimalismo incompreendida.

Com tantos livros populares, blogs e vídeos mostrando minimalistas vivendo em casas brancas com apenas quatro blusas, três pratos e uma caneta, não é de se surpreender o porquê a maioria das pessoas tem um pensamento “errado” quanto a esse termo.

Uma vida minimalista é definida pelos próprios termos de cada pessoa.

Para uns, possuir menos de 100 itens é a sua definição. Não estou dizendo que é errado, mas não se encaixa em todas as aspirações minimalistas. Penso que ao invés de o minimalismo ser definido por quanto você tem ou não tem, acaba sendo sobre estar consciente das coisas que implantamos e mantemos em nossas vidas.

Muitas vezes as coisas têm um uso e tudo bem.

Um fato sobre bens

Tornou-se moda demonizar a aquisição de bens materiais como um desperdício de dinheiro e um exercício supérfluo. A maioria de nós sabemos que comprar mais não nos manterá felizes a longo prazo, mas isso não nos impede de comprar.

O sentimento de satisfação que se origina na compra de certas coisas, posteriormente, acaba sendo superficial e é por isso que quando se tem pressa não dura muito. Mas algumas aquisições podem realmente ser significativas para nós.

Faça o que funciona para você.

Uma roupa nova nos dá um incentivo de confiança muito necessária no trabalho, um conjunto de pincéis revela nosso lado criativo, um curso de idiomas é destinado para aprender algo novo, um celular nos conecta com família e amigos e até mesmo um álbum de fotos cheio de lembranças nos faz sorrir e nos lembra o quanto aprendemos ao longo dos anos…

Enfim, coisas como estas são necessárias como parte de uma vida bem vivida. Pode ser uma conclusão diferente chegar em um blog que tem certa relação com o minimalismo e encontrar essas definições, mas talvez, às vezes, comprar coisas não seja um desperdício total, afinal.

É importante ressaltar a percepção de que apenas ter coisas úteis não é suficiente por si só para nos tornar melhor. Se abordados da maneira correta, os bens materiais podem nos ajudar a ser pessoas mais felizes - mas conseguir o equilíbrio certo pode ser difícil.

E é aqui que entra o minimalismo como prática, nos ajudando a sermos mais disciplinados com nossos desejos e conscientes da vida em que queremos viver.

Acho que consegui expor um pouco da minha visão quanto ao minimalismo. Caso tenha um pensamento diferente, deixa aqui nos comentários, estou sempre disposta a conhecer e debater diferentes posições. ❤️

Share

Faça parte da nossa lista de e-mails!
Receba novidades, descontos e muito mais.

Comentários